quinta-feira, 18 de outubro de 2012

A melhor Bélgica das últimas décadas

Quando pensamos em Copa do Mundo, vem logo em nossas cabeças as potências Brasil, Argentina, Espanha, França, Inglaterra, Alemanha e Itália. De fato, são essas as maiores seleções do mundo, ou que possuem a maior história ou tradição futebolística. Mas acredito que, hoje, há uma seleção que pode fazer bonito na Copa do Brasil. A melhor Bélgica das últimas décadas pode surpreender as mais tradicionais.

Seleção da Bélgica lidera o grupo A das Eliminatórias europeias para a Copa de 2014

Pouco conhecida no Brasil - a mais recente lembrança foi nas quartas-de-final da conquista do Brasil na Copa de 2002, na Coréia do Sul/Japão - a Bélgica mostra ao mundo o excepcional talento de sua nova geração. No passado uma seleção sem estrelas, a atual seleção belga concentra vários jogadores nos mais importantes clubes do planeta.

Considerado por muitos o jogo mais difícil do Brasil na Copa de 2002, a Bélgica foi bastante elogiada naquele ano por seu poderio defensivo e ótimo contra-ataque, embora não tivesse nomes conhecidos em seu elenco. Essa nova Bélgica vai mais além, possui um padrão de jogo extremamente ofensivo, com posse de bola. É o que vem enchendo os olhos de quem assiste as partidas da seleção nas Eliminatórias da Europa para a Copa de 2014.


Bélgica aposta suas fichas nos pés de Eden Hazard
O principal responsável pela mudança no estilo de jogo belga é a jovem estrela recém-contratada pelo Chelsea, Eden Hazard. O meia-atacante, contratado pelo valor de 40 milhões de euros (cerca de 100 milhões de reais), mostrou em campo ser a principal revelação do ano no futebol europeu, esbanjando técnica e habilidade. A Bélgica também está muito bem servida no setor defensivo. Vicent Kompany, Thomaz Vermaelen e Jan Vertonghen, que são titulares nos grandes clubes ingleses Manchester City, Arsenal e Tottenham, respectivamente, formam uma das melhores defesas do mundo. Outros jogadores de grande destaque internacional são os meias Moussa Dembélé, do Tottenham, Marouani Fellaini, do Everton e Axel Witsel, recém-contratado pelo Zenit (de Hulk) pelo mesmo preço de Hazard. Além de uma seleção valiosa, a Bélgica apresenta jogadores renomados mundialmente e é uma seleção a ser olhada com atenção.

Nas Eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2014, a classificação belga está bem encaminhada, e, aqui no Brasil, pelo futebol que vem mostrando, pode ser a grande surpresa da competição.