terça-feira, 25 de setembro de 2012

Ofuscados pela idolatria

Cito dois nomes que são verdadeiramente craques, mas que são ofuscados por uma idolatria chamada Barcelona, mais precisamente, Xavi e Iniesta. São eles os meias espanhóis Santi Cazorla, ex-Villarreal e Málaga, e atualmente no Arsenal, e Juan Mata, ex-Valência e hoje atuando pelo Chelsea.
Cazorla em ação pelo Arsenal

Para os amantes de futebol, ninguém duvidaria que se os dois fossem de qualquer outro país, teriam um ''status'' maior a ser considerado craque. Não vou entrar aqui na discussão do que é preciso jogar para ser considerado craque ou bom jogador, mas hoje em dia, é difícil achar um que não seja craque nesse meio-campo espanhol. O problema é que existe jogadores surreais chamados Iniesta e Xavi, que são tão indiscutíveis e reconhecidos no mundo inteiro, que faz parecer que Cazorla e Mata não são tudo isso.
Mata foi o maestro do Chelsea na temporada passada

Mas como pensar nisso de um jogador que chega no Arsenal e já vira titular absoluto, sendo nomeado jogador da partida por mais de uma vez em poucos jogos pelo clube londrino. Como pensar nisso de um meia canhoto clássico, elegante, com passes que podem ser comparados àqueles que todos conhecem de Iniesta ou Xavi. E que na temporada em que o Chelsea desbancou o Barcelona, da dupla catalã, na Liga dos Campeões, na qual acabou se sagrando campeão, foi eleito o jogador do ano e o jogador com o maior número de assistências pelos ''Blues''. Tudo isso apenas no primeiro ano com a camisa do Chelsea.

É claro que eu não seria hipócrita de dizer que os dois estão no mesmo nível da dupla multicampeã do Barcelona, mas acredito que a idolatria de Iniesta e Xavi ofusca o brilho de craques como Cazorla e Mata.

Vale lembrar que David Silva, do Manchester City, e que também compõe o time histórico da Espanha, poderia estar no mesmo barco de Cazorla e Mata. Mas o fato de ter sido titular e ter tido grandes atuações no título da Espanha na Eurocopa, Silva já é considerado um jogador indiscutível, ao contrário de Cazorla e Mata, que foram meros coadjuvantes na competição europeia. Será que a dupla do Arsenal e Chelsea está bem abaixo do meia do City? Não sei, mas bom para a Espanha, que é premiada com tantos craques na mesma equipe.


A dupla ergue a taça de campeão da Eurocopa 2012

VÍDEO: Bastidores do jogão entre Manchester City e Arsenal

O Manchester City divulgou em seu site oficial as imagens do túnel de acesso ao gramado durante a partida contra o Arsenal, no último domingo, pela quinta rodada do Campeonato Inglês. Para alguns, as imagens não são lá tão interessantes. Para quem ama o futebol, não. É uma viagem extremamente interessante pelos bastidores de um jogo importantíssimo na Premier League.

Vale lembrar que o jogo terminou empatado por 1 a 1, no Etihad Stadium, em Manchester. O Manchester City não começa a temporada de forma avassaladora como fez na temporada passada, ocupando a modesta sétima posição, com nove pontos. O Arsenal, que ocupa a quinta colocação com o mesmo número de pontos do City, dá esperanças ao seu torcedor com as boas atuações até aqui na Premier League, mesmo depois das vendas de suas principais estrelas, o holandês Robin Van Persie e o camaronês Alex Song.

Confira no vídeo abaixo os bastidores do jogão entre Manchester City e Arsenal:



Thiago Silva é só elogios ao ''Ibracadabra''

Depois de ''arrebentar'' no jogo diante do Bastia neste sábado (22), o atacante sueco Zlatan Ibrahimovic, do PSG, recebeu elogios de toda parte, mas um acabou sendo especial.

Em sua conta no Instagram, seu colega de clube, o zagueirão brasileiro Thiago Silva, encheu a bola do jogador, a quem ele chama carinhosamente de ''Ibracadabra'': ''Esse cara eh espetacular #ibracadabra ... Fenômeno'', declarou o brasileiro.

VÍDEO: Coitado do árbitro inglês

No jogo deste sábado (22) entre Wigan e Fulham, pelo Campeonato Inglês, o árbitro inglês Lee Probert protagonizou um lance de raro acontecimento. Ele simplesmente tomou uma ''entrada dupla'' dos jogadores das duas equipes.

O jogo estava caminhando bem, até que aos 14 minutos do primeiro tempo, o meia Steve Sidwell, do Fulham, e Ben Watson, do Wigan, foram disputar a bola, e o juizão, que estava no meio (mal posicionado por sinal), acabou tomando uma ''entrada'' durríssima, digna de cartão vermelho.

O curioso foi que o juizão, logo depois, pediu imediatamente atendimento dos médicos, e ainda mostrou o cartão vermelho a um dos atletas, que riu por sinal, como forma de agradecimento ao ''mico''.

Confira a entrada ''fatality'' no árbitro inglês no vídeo abaixo:





Só falta jogar

Barrado pelo técnico José Mourinho na partida contra o Manchester City, na última quarta-feira (19), o zagueiro espanhol Sergio Ramos, do Real Madrid, resolveu divulgar sua nova chuteira em sua conta no twitter.

O jogador, que também atua de lateral, vai utilizar um modelo nas cores azul e branco. Resta saber se o ''marrento'' técnico português vai deixar o jogador estreiar o novo ''presentinho'' diante do Rayo Vallecano, no domingo (23).

VÍDEO: Torcida do Celtic canta em homenagem às vítimas de Hillsborough

A torcida do Celtic, da Escócia, encontrou em jeito bem bacana de homenagear as vítimas da ''tragédia de Hillsborough'', na última quarta-feira (19), diante do Benfica.

A música "You'll Never Walk Alone", composta por Richard Rodgers e Oscar Hammerstein, e que é cantada pela torcida do Liverpool antes das partidas da equipe, foi a canção entoada pelos fãs escoceses nas arquibancadas do Estádio Celtic Park.

A "tragédia de Hillsborough" ocorreu em 1989. Na ocasião, 96 torcedores foram esmagados contra as grades das arquibancadas do Estádio de Hillsborough, localizado em Sheffield, no Reino Unido. A tragédia ocorreu na partida entre Liverpool e Nottingham Forest.

Confira no vídeo abaixo a bela homenagem dos torcedores do Celtic:

VÍDEO: Quagliarella lalalala

No futebol, é normal as pessoas que trabalham no meio não expressarem seu time do coração, mas no futebol italiano, parece que essa postura não acontece, como pode ser visto em um programa esportivo italiano que acompanhava o duelo entre Chelsea e Juventus pela Uefa Champions League, na última quarta-feira (19).

Durante o duelo, o comentarista e torcedor da Juventus foi a loucura com os dois gols juventinos, em especial, o gol de empate da equipe, marcado por Fabio Quagliarella. A gritaria foi tanta, que os próprios colegas de programa ficaram visivelmente incomodados com a comemoração. Imagina se a moda pega nos programas esportivos no Brasil.

Confira o vídeo a partir dos 1'30''.