terça-feira, 25 de setembro de 2012

Ofuscados pela idolatria

Cito dois nomes que são verdadeiramente craques, mas que são ofuscados por uma idolatria chamada Barcelona, mais precisamente, Xavi e Iniesta. São eles os meias espanhóis Santi Cazorla, ex-Villarreal e Málaga, e atualmente no Arsenal, e Juan Mata, ex-Valência e hoje atuando pelo Chelsea.
Cazorla em ação pelo Arsenal

Para os amantes de futebol, ninguém duvidaria que se os dois fossem de qualquer outro país, teriam um ''status'' maior a ser considerado craque. Não vou entrar aqui na discussão do que é preciso jogar para ser considerado craque ou bom jogador, mas hoje em dia, é difícil achar um que não seja craque nesse meio-campo espanhol. O problema é que existe jogadores surreais chamados Iniesta e Xavi, que são tão indiscutíveis e reconhecidos no mundo inteiro, que faz parecer que Cazorla e Mata não são tudo isso.
Mata foi o maestro do Chelsea na temporada passada

Mas como pensar nisso de um jogador que chega no Arsenal e já vira titular absoluto, sendo nomeado jogador da partida por mais de uma vez em poucos jogos pelo clube londrino. Como pensar nisso de um meia canhoto clássico, elegante, com passes que podem ser comparados àqueles que todos conhecem de Iniesta ou Xavi. E que na temporada em que o Chelsea desbancou o Barcelona, da dupla catalã, na Liga dos Campeões, na qual acabou se sagrando campeão, foi eleito o jogador do ano e o jogador com o maior número de assistências pelos ''Blues''. Tudo isso apenas no primeiro ano com a camisa do Chelsea.

É claro que eu não seria hipócrita de dizer que os dois estão no mesmo nível da dupla multicampeã do Barcelona, mas acredito que a idolatria de Iniesta e Xavi ofusca o brilho de craques como Cazorla e Mata.

Vale lembrar que David Silva, do Manchester City, e que também compõe o time histórico da Espanha, poderia estar no mesmo barco de Cazorla e Mata. Mas o fato de ter sido titular e ter tido grandes atuações no título da Espanha na Eurocopa, Silva já é considerado um jogador indiscutível, ao contrário de Cazorla e Mata, que foram meros coadjuvantes na competição europeia. Será que a dupla do Arsenal e Chelsea está bem abaixo do meia do City? Não sei, mas bom para a Espanha, que é premiada com tantos craques na mesma equipe.


A dupla ergue a taça de campeão da Eurocopa 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário