sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Conheça o Zenit, o novo clube do brasileiro Hulk


O FC Zenit de São Petersburgo é um dos clubes que mais vem chamando a atenção no cenário europeu nos últimos anos, seja pelo lado esportivo, quanto pelo lado financeiro. Fundado em 1925, o clube passou por momentos sem brilho durante o período da União Soviética, onde conquistou seu único e principal título em 1984, o já extinto campeonato Soviético.

Mas o crescimento do Zenit no cenário europeu e pós-União Soviética tem nome: Gazprom. Desde 2005, a equipe pertence a esta estatal russa, que é a maior empresa do ramo de gás no mundo, e que nos últimos anos tem investido milhões de euros no clube. Desde a entrada da empresa russa, nomes como o técnico holandês Dick Advocatt, o atacante português Danny (este por 30 milhões de euros em 2008), o zagueiro português Bruno Alves e o lateral italiano Domenico Criscito foram contratados a peso de ouro com o objetivo de levar a equipe a conquistas nacionais e internacionais.

Depois de tantos milhões, o mais natural seria a conquista de títulos, que começaram em 2007, com a conquista do primeiro Campeonato Russo. Depois vieram a inédita e surpreendente Copa da Uefa em 2008, ao derrotar o Rangers, em um time que ficou marcado por ter nomes como o meia Andrey Arshavin, o atacante Pavel Pogrebnyak e o capitão da equipe Anatoliy Tymoschuk. Depois, ainda vieram a Supercopa da Europa diante do Manchester United em 2008, e mais recentemente, dois campeonatos russos (2010/2011 e 2011/2012), estes sob o comando do técnico italiano Luciano Spaletti.

Nos últimos anos, o clube russo também chamou a atenção por ter uma das torcidas mais racistas do mundo, tendo esta, realizado muitas manifestações. Dentre as mais polêmicas, uma em especial gerou grande conflito. Em março de 2011, fãs da equipe fizeram manifestações racistas ao lateral brasileiro Roberto Carlos, do Anzhi, em partida válida pelo campeonato russo.

Para a temporada 2012, o clube resolveu ''abrir a carteira'' e investiu aproximadamente 100 milhões de euros no brasileiro Hulk,e no belga Axel Witsel. Segundo dirigentes, objetivo do clube é claro: estar entre os dez maiores clubes da Europa nos próximos anos. E pelo menos no lado financeiro, a equipe já pode ser considerada entre as maiores, juntamente com Manchester City, Chelsea e PSG.


Abaixo, a dupla responsável por colocar o Zenit em evidência no mundo do futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário