sábado, 15 de setembro de 2012

Fique por dentro da Uefa Champions League


Dentre todas as competições interclubes pelo mundo, nenhuma tem a dimensão e o fascínio da Uefa Champions League. Organizada desde 1955, a ''Champions'', como ela é carinhosamente chamada pelos fãs, é um exemplo de organização e bom espetáculo, seja pelas partidas, ou pelos craques em campo.

Além da organização, a competição se destaca pelos números ou mais especificadamente, os cifrões. Participar da competição é sinal de ''cofre cheio'', já que em premiações, nenhuma competição paga tão bem quanto a Uefa Champions League. Para se ter uma ideia, por alcançar a fase de grupos, cada clube já ganha aproximadamente 4 milhões de euros. Campeão em 2011/2012, o Chelsea faturou aproximadamente 60 milhões de euros em premiações, bem diferente da Taça Santander Libertadores, onde o campeão Corinthians faturou aproximadamente 15 milhões de reais.

Para a temporada 2012/2013, a Uefa não realizou grandes mudanças, 32 times foram divididos em oito grupos, com quatro clubes cada, onde os dois melhores se classificam para a fase de mata-mata da competição. Esse ano, Montpellier, Málaga e o desconhecido FC Nordsjælland estreiam na competição. Os favoritos ao título são os mesmos: Real Madrid, o maior campeão, o multi campeão Barcelona, o alemão Bayer de Munique e os ingleses Chelsea, Manchester City e Manchester United. Correm por fora equipes tradicionais e com conquistas europeias no currículo, como os italianos Milan e Juventus, além do inglês Arsenal, que nunca venceu a competição.

Podem surpreender na competição os novos ricos Paris Saint-Germain e o Zenit, que investiram milhões de euros em contratações com o objetivo de realizar uma bela campanha. O destaque negativo para a edição deste ano são as ausências de equipes como a Inter de Milão e o Liverpool, que já levantaram a taça da competição em outras edições, e que não se classificarão para a edição deste ano.

A Champions League também se destaca pelo número de craques em campo. Nomes como o argentino Lionel Messi, o português Cristiano Ronaldo, o sueco Zlatan Ibrahimovic e o holandês Robin Van Persie são alguns dos jogadores que vão desfilar toda a classe que lhes são cabíveis pelos campos da Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário